Como reduzir os agrotóxicos nos alimentos?

A prevalência e o uso disseminado de agrotóxicos nos alimentos aumentaram nossa exposição a uma variedade de produtos químicos, enquanto as implicações para a saúde a longo prazo, são prejudiciais e estão sendo estudadas.

Os agrotóxicos afetam pessoas diferentes de maneira diferente. As crianças podem ser mais sensíveis a alguns agrotóxicos do que os adultos. Em comparação aos adultos, respiram mais ar e ingerem mais alimentos em relação ao tamanho do corpo, aumentando sua exposição.

Além disso, seus corpos em desenvolvimento podem não ser imunes aos produtos químicos tão efetivamente quanto os adultos. Por isso, é importante o manejo integrado de pragas para redução dos agrotóxicos. No entanto, se isso não puder ser feito em todas as lavouras, neste artigo mostraremos formas de reduzir os agrotóxicos nos alimentos.

Compre frutas e vegetais orgânicos ou cultivados localmente

Comprar produtos orgânicos da estação no mercadinho local é a melhor garantia de produtos livres de agrotóxicos. Para identificar frutas cultivadas organicamente, olhe para o pequeno adesivo, lá dirá.

Se você estiver com um orçamento limitado, procure opções orgânicas para o produto que sua família mais come. Frutas e hortaliças dos mercados agrícolas contêm menos pesticidas, mesmo que não sejam orgânicos.

Lave frutas e legumes antes de comer

Parece meio óbvio, porém, é algo significativo que deve ser lembrado. Essa lavagem pode ser um pouco mais complexa. Você pode fazer seu próprio produto de lavagem usando uma solução diluída de detergente suave para lavar louça (1 colher de chá de detergente por galão, ou 4 litros de água).

Para uvas, morangos, feijões verdes e vegetais folhosos, agite os alimentos em uma solução diluída de detergente e água em temperatura ambiente por 5 a 10 segundos, depois enxágue com água ligeiramente morna. Para outras frutas e legumes, use uma escova macia para esfregar a comida com a solução por cerca de 5 a 10 segundos, depois enxágue com água ligeiramente morna.

Saiba quais frutas e verduras têm níveis mais altos de agrotóxicos

Muitos dos riscos para a saúde associados aos resíduos de agrotóxicos na produção estão concentrados em um número relativamente pequeno de frutas e vegetais. Sabendo quais frutas e legumes representam os maiores riscos, você pode tomar precauções adequadas, como lavar a comida com mais cuidado, descascar algumas frutas ou evitar fontes compra-las.

Cultive você mesmo para reduzir os agrotóxicos nos alimentos

Um lote de jardim no seu quintal, mesmo que seja pequeno pode fornecer a maioria dos produtos necessários para uma família de quatro pessoas. Os métodos orgânicos podem substituir a necessidade de agrotóxicos e fertilizantes químicos, e cuidar do jardim é uma atividade saudável para as crianças.

Plantar morangos algumas folhas, salsinha, cebolinha fornecerá colheitas durante anos com muito pouco trabalho. No entanto, mesmo produtos caseiros devem ser lavados antes de comer, já que agrotóxicos são pulverizados em algumas regiões do país, e outros contaminantes podem chegar ao seu jardim.

Descascar a maioria dos alimentos também é uma opção, porém, tente optar em ultimo caso, depois de feito essas outras alternativas, pois a casca da maioria dos alimentos é uma ótima fonte de fibras, ou seja, boa para ingestão. Eliminá-las não seria tão interessante.

Dessa forma, você terá algumas boas opções para diminuir os agrotóxicos nos alimentos e ter uma vida mais saudável, você e toda sua família.

E se você possui amigos que também gostariam de ter uma vida mais saudável, compartilhe este texto em suas redes sociais para que eles saibam as melhores maneiras de reduzir agrotóxicos nos alimentos.

 

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